Connected Smart Cities é um evento nacional que promove conexões para tornar as cidades lugares melhores para as pessoas. A edição 2025 reuniu 4 eventos em um só com Parque da Mobilidade Urbana, CSC GovTech, Air Connected e Connected Smart Cities.
CSC 2025: maior evento de cidades inteligentes e mobilidade urbana da América Latina
Este é considerado o maior evento de cidades inteligentes e mobilidade urbana da América Latina. Ele aconteceu no Expo Center Norte com 20.000 m² de exposição, 8.000 visitantes, 4.000 congressistas, 120 expositores, mais de 500 palestrantes, 100 apoiadores, 17 palcos simultâneos com paineis, masterclasses, entrevistas, keynotes, premiações, experiências e mesas redondas.
Melina Alves, CEO, Líder em Pesquisas, Negócios e Interações na DUXcoworkers foi convidada a participar do evento como palestrante no palco de mobilidade urbana.
Além disso, a DUXlab esteve presente com estande na área de Startups mostrando que plataforma e tecnologia unidas juntos podem apoiar desenvolvimento de serviços, produtos e cidades através de métodos integrados de inteligência coletiva, especializada e artificial.
O evento Connected Smart Cities deixou um registro de que a relação das cidades precisa estar mais próxima das pessoas com objetivo de ser mais inteligente e sustentável. O dado foi, sem dúvida, uma das soluções mais presentes na oferta dos parceiros como objetivo de aproximar as necessidade das pessoas da gestão pública.
Sobre a palestra que Melina Alves participou como especialista no Palco 12 de planejamento da mobilidade nas cidades urbanas, confira alguns insights de como foi o evento e mais informações relevantes.
Quem foram os palestrantes?
Guilherme Albuquerque, Diretor de Estruturações e Concessões – CCPAR – Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos.
Antônio Márcio Barros Silva, Diretor da Unidade de Negócios – Motiva
Melina Alves, CEO, Líder em Pesquisas e Negócios e Interações da DUXcoworkers
Juliana Shiraishi, Pesquisadora – CEBRAP – Centro Brasileiro de Análise e Planejamento
Conrado Kallas, Vice Presidente e Sócio – Kallas Mídia OOH
Moderação: Eduardo Siqueira, Gerente de Projetos da Aliança ZEBRA – C40
Como foi o evento
No palco 12, o tema Planejamento da Mobilidade Urbana percorreu a relação do dado como um suporte ao transporte público, a partir da distribuição das midias de OOH – out of home – que desejam informar, mas também contribuir com a população melhorando o conforto durante a espera pelo transporte público, conforme nosso ponto de vista a respeito das palavras do Conrado Kallas da Kallas Mídia.
A Motiva, representada por Antônio Márcio Barros Silva, trouxe a informação de que os transportes sob trilhos no transporte público estão sendo considerados os principais meios de transportes dos grandes centros com maior número de passageiros. E o desafio está na integração entre os demais veículos. Ele trouxe a importância do diálogo, e deixou claro a abertura que a empresa tem, para que junto com parceiros e fornecedores, possam promover essa integração de maneira inteligente e sempre a favor da população.
Com Guilherme Albuquerque, entendemos os desafios dos contratos de concessão, que muitas vezes são fechados por 10 anos, porém as mudanças estão acontecendo tão rápido que é difícil prever todas as situações no âmbito do edital.
Melina Alves da DUXcoworkers sugeriu que os Gaps entre o planejamento e editais possam ser melhor provisionados a partir das pesquisas de experiência, que prototipam futuros a partir da co-criação, prevendo o uso das tecnologias na relação das pessoas, levantando com isso dados valiosos para promover inovação, identificar parceiros e dores latentes do sistema atual para uma evolução do planejamento integrado de soluções para mobilidade e melhoria do acesso nas cidades.
Juliana Shiraishi reforçou a necessidade de informação, de políticas públicas e parcerias que financiem e promovam as soluções de mobilidade, que por muitas vezes, requerem um alto custo de investimento em infra estrutura mas também em cultura da mobilidade para estimular a participação do usuário.
Os demais palcos da edição 2025 se destacaram pela qualidade dos conteúdos, networking e troca de experiências valiosas, com a presença de líderes do setor público e privado, se aproximando dos especialistas e participantes de Norte a Sul do Brasil.
Vamos colaborar para o desenvolvimento das cidades inteligentes e mobilidade urbana para um futuro sustentável e tecnológico? Entre em contato, envie um e-mail para [email protected]