REDUX DEXCONF 2025 com DUXcoworkers: como a colaboração está redesenhando o futuro do UX

DEXCONF 2025 é um evento realizado pela Mergo realizado em São Paulo nos dias 29 e 30 de agosto reunindo a comunidade brasileira UX. O tema Experiências Imersivas reuniram especialistas de cada área para mostrar como as pessoas podem ter vivências mais ricas e sensoriais para transcender as telas e cliques.

Portanto, usando design e tecnologia os convidados do evento puderam saber como estão em desenvolvimento técnicas e métodos para que os usuários usem sua mente, sentidos e emoções, usando suas percepções nos processos de interação e transformarão a experiência dos usuários daqui para frente.

O evento REDUX é uma versão reduzida da DEXCONF 25, ocorreu no ambiente do Google Meeting organizado pela DUXcoworkers no dia 01 de outubro com 1 hora e meia de duração e versões reduzidas de 15 minutos de 3 palestras.

Convidados REDUX DEXCONF 2025

Olli Maria, Estrategista de Conteúdo Digital, Especialista em UX e Escrita Web, Mestre em Antropologia, Filósofa, Pesquisadora com mestrado de Cultura Digital e Sons, falou sobre o uso de som como interação e a surpreendente transformação de seu uso em e-commerces.

Melina Alves, CEO e Líder em Pesquisas, Negócios e Interações da DUXcoworkers levou uma visão de protocolos de pesquisa de experiência baseados em neurociência e uso de dados emocionais a partir do biofeedback.

Caio Calado especialista da área de Estratégia, Educação e Ecossistema com participação em IA Conversacional, Chatbots e Design, falou sobre a relação de IA como design coversacional e plataforma de cocriação com para promover caminhos estruturados de aprendizado dentro das organizações.

Para assistir ao evento REDUX DEXCONF 2025 – DUXcoworkers completo acesse ao link: https://drive.google.com/file/d/151zcv0XgCn1sgnvC70mLRjY4sziIfRVM/view

Abaixo deixaremos um breve resumo sobre os conteúdos das palestras, mas sem entrar em muitos detallhes. Sugerimos assistir ao evento disponibilizado aqui neste artigo para uma experiência completa com os temas.

Palestra da Olli Maria – Sonic UX: Sons que Conectam e Aumentam a Experiência Digital

Olli Maria mostrou como a escuta e o design digital transformam as experiências das pessoas quando acessam um smartphone ou qualquer outro dispositivo nas mãos para usar serviços, desfrutar de produtos ou experiências.

Antecipando todos os outros sentidos, a escuta é uma potência que pode ser explorada em interfaces digitais despertando emoções. No evento REDUX DEXCONF 2025 com DUXcoworkers, Olli mostrou a importância dos sons como canal para reativar vínculos emocionais e sensoriais com base em sua pesquisa na área.

O som estabelecido como diálogo influencia como as pessoas se sentem e como elas interpretam a mensagem. Não é um enfeite, acabamento ou algo para entreter. Usado de forma inteligente se torna uma arma poderosa para melhorar a experiência dos usuários de forma somática. Essas aplicações são possíveis também para quem possui problemas auditivos com interfaces sonoras mostrando que o uso é acessível e democrático.

Palestra Caio Calado – Design Conversacional e IA – Criando Experiências Adaptativas e Imersivas com GPTS

Caio Calado mostrou como o uso de IA para gerar conversas revoluciona o UX e está guiando a criação de experiências personalizadas. Em outras palavras, como a inteligência artificial influencia o comportamento das pessoas gerando interações, mas também com possibilidades de aprendizado, coordenação e colaboração.

A conversa sendo o meio e o uso de IA sendo o motor. Deu exemplo de sua área ao transformar a ferramenta com personalização para aplicação na área da educação, com amplo uso e benefícios. Na palestra mostrou aos convidados como gerar um prompt elaborando desafios, matriz de competências e mais para gerar conversas que avaliem competências.

Palestra Melina Alves – Biofeedback em UX: O Coração Fala

Melina Alves mostrou como o uso de tecnologia pode ser aplicado para monitorar os batimentos cardíacos das pessoas com seu consetimento para entender as emoções. Com aplicação em pesquisas qualitativas e atuação de especialistas da rede, experientes em análise de emoções a partir de neurociencia e usabilidade, com protocolos desenvolvidos pela DUXcoworkers.

Explicou alguns métodos criados pela DUXcoworkers usando sistemas de pensamentos para aplicação no service design, com união de metodologia aos ciclos de vendas dos clientes para medir satisfação de uma forma inovadora.

Ao combinar tecnologia de monitoramento cardíaco com expertise em UX Research para identificar padrões emocionais inconscientes durante a interação do usuário, resulta em pesquisas mais robustas e decisões de design mais assertivas. Sendo ideal para teste de produtos digitais, jornadas do usuário, experiências de marca e validação de interfaces.

O futuro do UX

O desafio lançado pela Melina Alves aos nossos leitores é juntar os temas das palestras e imaginar um futuro em que conversas e sons façam uma construção hiperpersonalizada de design e cocriação como parte da experiência.

Pense em como avaliamos a usabilidade em testes e métricas para a comunidade UX estar preparada para as mudanças na jornada de experiência. É neste sentido que a DUXcoworkers gostaria de seguir com vocês como consultoria, apoiando nossos clientes e parceiros nesse futuro, onde temos com DUXlab uma ferramenta de cocriação e prototipagem com usuarios usando conversa e IA generativa nos testes. Estamos preparados para seguir com todos neste futuro com novos caminhos de interação.

Imagine o uso de conversa + IA generativa + Sons + Interpretação emocional nos testes para criar novos caminhos de interação nos próximos anos.

No futuro as pessoas não vão navegar nos apps, mas dizer o que precisam com frases longas entrando em detalhes de sua rotina como aconteceria em uma conversa. Portanto, os designers virariam arquitetos de conversas. Imagine totens conversacionais amplificando o conceito de design centrado em pessoas espalhados pela cidade coletando opiniões para decisões de administração pública.

Unindo o uso de sons, geração de conversas e monitoramento cardíaco teremos experiências que respondem para analisar como nos sentimos, induzindo e se adaptando em tempo real. Por exemplo, um app de mobilidade que detecta níveis de ansiedade em etapas analisadas através dos testes e protótipos em etapas anteriores, decide usar sons em frequência específica para acalmar em pontos críticos específicos, enquanto conversa para entender aonde a pessoa quer ir e em condições específicas para seu compromisso.

Os sensores de monitoramento cardíaco podem ser usados na cocriação com usuários baseada em resposta emocional em processos de design thinking para ter produtos e serviços mais assertivos, reduzindo custos e melhorando as respostas gerando menos ansiedade e emoções negativas no uso.

Vale ressaltar aqui os desafios dos usos aplicados no futuro UX citados nas palestras como seguir as diretrizes da UNESCO criados em 2023 sobre uso de IA, mais o consentimento do usuários alinhado ao LGDP, uso de design ético, transparente e sem gerar exclusão tecnológica.

Acompanhe a Ollie Maria

Ficou interessada no uso de sons no UX? Siga a Ollie nas redes sociais e encontre seus canais de contato: https://heylink.me/ollimaria/

Documento da apresentação de Olli Maria sobre sons no UX: https://drive.google.com/file/d/1YkxsEB8zfH-gdVz1q9KdKLHgorL_D8UR/view

Acompanhe o Caio Calado

Ficou interessada sobre o uso de IA conversacional? Siga o Caio Calado nas redes sociais e encontre seus canais de contato: https://linktr.ee/caiocalado

Participe do UX Challenge de Caio Calado: https://chatgpt.com/g/g-67fac2fa4fb48191a8178ba306c81225-ux-challenge

Apresentação Caio Calado na DEXCONF 2025 https://docs.google.com/presentation/d/1JprDQj6Ye1MlGFrwlqxvhoZVqfNI93SfsqDz9AAtxrk/

Vamos conversar?

Esse é o próximo horizonte no UX. Gostaríamos de saber da comunidade, dos clientes e dos leitores que se interessam pelo tema, como enxergam o futuro da experiência do usuário? Mande um e-mail para [email protected] e converse com a Melina Alves.

DUXcoworkers, há 15 anos apoiando marcas inovadoras em aprimorar a experiência de seus produtos, serviços e cidades a partir de testes, pesquisas, protótipos, design e inovação. Fazendo isso por meio de inteligência especializada, inteligência coletiva e inteligência artificial, com ou sem plataforma.

Se quiser saber sobre a ferramenta DUXlab que une inteligência especializada, inteligência coletiva e inteligência artificial baseada em People Driven Data, agende uma demonstração: https://tinyurl.com/agendeduxlab

Participe do treinamento Biofeedback aplicado em UX

Se quiser saber mais sobre Biofeedback aplicado em UX, acesse o formulário para interessados em realizar treinamento em biofeedback e cardioemotion adaptado aos protocolos de UX e Neurociência desenvolvidos pela DUXcoworkers e acontecerá em novembro: https://forms.gle/hr5XQNP173y2xMCq5

Confira o material de apresentação da Melina Alves na DEXCONF 2025:
https://docs.google.com/presentation/d/1ky_0XAE06Or1AOY-yTQUnXHARLHspAMe/edit?usp=sharing&ouid=117422072884008923926&rtpof=true&sd=true

Gostou do artigo? Nos acompanhe nas redes sociais @duxcoworkers e deixe a visita em nosso site em dia. Temos sempre novidades nos temas Pessoas e Cidades, Economia e Tecnologia, Cidades Inteligentes. Até a próxima!

Você também
pode gostar de: