Sustentabilidade e Cidades Inteligentes

Sustentabilidade e Cidades Inteligentes

Quando: 20 a 23 de outubro _ 2022
Onde: Banana Bamboo Ecolodge (Ubatuba/SP)

Semeando o futuro que queremos

A parceria entre a DUXcoworkers com o Banana Bamboo Ecologde, a Fazenda Coruputuba, e o IPESA o é prova de que é possível atuar de forma colaborativa para o alcance do desenvolvimento sustentável em criação coletiva.

O conteúdo do evento tem impacto direto sobre 15 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do compromisso firmado por 193 líderes mundiais na conferência da Organização das Nações Unidas, realizada em 25 de setembro de 2015, conhecido como plano de ação global da Agenda 2030”, com destaque para os ODS´s 2, 3, 4, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16 e 17:

Além disso, o resultado do trabalho produzido durante a vivência será publicado como “obra coletiva” de autoria dos participantes, com pedido de licenciamento em “Creative Commons”, representando a sugestão dos especialistas como framework estrutural de boas práticas para a aproximação colaborativa rumo às metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas para a Agenda 2030, em Sustentabilidade e Cidades Inteligentes.

E por que sustentabilidade e cidades inteligentes?

Para incentivar as “chaves de mudança” pautadas nas 169 metas da nova política global, e que compõem esses 17 objetivos, a sustentabilidade aplicada às cidades integra a sociedade civil aos demais atores e agentes territoriais que, por meio de seus projetos e de políticas, têm papel fundamental para o sucesso dessa agenda.

Nossa proposta fundamenta-se nos 5 eixos da sustentabilidade (5P’s), permitindo seu acompanhamento e revisão sistêmicos:

Pessoas

Erradicação da fome e redução das desigualdades para garantir dignidade humana;

Prosperidade 

Garantir a vida, próspera e plena, em harmonia com a natureza;

Paz

Promover sociedades pacíficas, justas e inclusivas;

Parcerias

Implementar a agenda por parcerias globais duradouras;

Planeta 

Proteger os recursos naturais e minimizar o impacto do clima no nosso planeta para garantir qualidade de vida às gerações futuras.


Quem somos

DUXcoworkers

Pioneira no mundo por considerar experiência do usuário como coworking de serviços. Consultoria em design de experiência e de interação que constrói inovação sob o ponto de vista das pessoas. Somos uma rede de inteligências com mais de 137 especialistas multidisciplinares promovendo cultura de colaboração e de inovação apoiando as necessidades estratégicas de negócio e desenvolvendo soluções para pessoas, produtos e cidades visando o bem comum. 

https://duxcoworkers.com/

 

DUXcoworkers e o design de experiência

Mapeando tendências e comportamentos, a DUXcoworkers aposta na pesquisa do interesse das pessoas para gerar inovação e investigar os caminhos do futuro através dos impactos do presente.  O último trabalho realizado nesse sentido foi a pesquisa de “Design Colaborativo para Cidades Inteligentes” tendo como elemento de estudo o famoso Minhocão da capital paulista ou “Elevado João Goulart” que conecta a Zona Oeste ao Centro de São Paulo. Veja o resultado da pesquisa:

https://uxminhocao.com.br/

 

Construção colaborativa de cidades mais inteligentes

Em março de 2021, a DUXcoworkers e seus parceiros dialogaram sobre o papel do cidadão na construção colaborativa de cidades mais inteligentes, unindo a iniciativa privada ao poder público. De lá para cá, bastante coisa mudou. Será mesmo? Ouça o podcast:

 

Banana Bamboo Ecolodge

24 hectares, reflorestados, revitalizados, ressignificados com vegetação abundante e com coração contente daqueles que acreditam na mais íntima cooperação entre pessoas e natureza.

Um local onde se pratica a sustentabilidade em todos os aspectos, desde a agrofloresta e manejo de águas aos preceitos de ecogastronomia e culinária natural.

https://bananabamboo.com.br/

 

Genuinamente Sustentável

Ser ecologicamente sustentável exige não só intenção, mas ação. A sustentabilidade é baseada em valores genuínos que unem o turismo à viabilidade econômica e à valorização do meio ambiente e da cultura local.

Nessa experiência você irá desfrutar da riqueza da Mata Atlântica, preservada e resgatada por sistemas de agrofloresta onde crescem bananas, cacau, mandioca, juçara, frutas nativas além de PANCs (plantas alimentícias não convencionais) utilizadas na culinária natural, sendo um dos preceitos da ecogastronomia.

O Rio Ubatumirim, que atravessa o resort, é preservado pelo manejo sustentável de águas e descarte correto de resíduos, que vão desde a compostagem, sistemas de banheiro seco e a utilização de jardins filtrantes.  Já a produção de energia elétrica é local e limpa, pela utilização de sistemas solares fotovoltaicos.

 

Fazenda Coruputuba

Fundada em 1911 em Pindamonhangaba/SP, a Fazenda atravessou os ciclos de plantio de arroz e eucalipto, após ser grande indústria de papel.  Hoje é referência nacional em Sistemas Agroflorestais, unindo a produção de alimentos orgânicos (hortaliças, frutas e raízes) ao plantio de madeiras nobres, em convívio harmônico e próspero.

https://novamata.org/iniciativa/fazenda-nova-coruputuba/

 

Patrick Assumpção e a Fazenda Coruputuba: uma aposta no caminho certo

Patrick Assumpção tem desenvolvido, desde 2008, sistemas agroflorestais em parceria com comunidades locais do entorno de Pindamonhangaba/SP, apostando na restauração de áreas degradadas através de espécies florestais nativas e na produção de alimentos de qualidade para gerar renda. “Quero disseminar o que estamos fazendo aqui, apresentar as plantas e as frutas para o produtor rural e para o consumidor. Se eu me alimento bem, quero isso para os outros também.” E desde então caminha para alcançar a meta de reflorestar mais de 40 mil hectares de florestas em todo o Vale do Paraíba/SP, unindo a preservação da cultura local à alimentação.

 

 

Instituto de Projetos e Pesquisas Socioambientais

logotipo ipesa

Pensar globalmente e agir localmente. É sob esse lema que o IPESA promove e amplia o conhecimento sobre o espaço vivido, discute as possibilidades de intervenção com a comunidade beneficiada e organiza ações coletivas integradas aos recursos locais. Tem como principal foco a melhoria da qualidade de vida dos envolvidos, sempre mantendo a preservação do meio ambiente em pauta. Além das melhorias ambientais, as ações integradas contribuem com o desenvolvimento dos potenciais coletivos, com a autonomia dos grupos e com a articulação regional de ações socioambientais. Organizados em três linhas de atuação: Programas Resíduos Sólidos, Escolas Ecológicas e Unidades de Conservação.

https://ipesa.org.br/

APOIO INSTITUCIONAL:

SABESP _ Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo

 

A Sabesp é uma sociedade anônima de economia mista fundada em 1973 e atualmente é responsável pelo fornecimento de água, coleta e tratamento de esgotos de 375 municípios do Estado de São Paulo.

É considerada uma das maiores empresas de saneamento do mundo em população atendida. São 28,4 milhões de pessoas abastecidas com água e 25,2 milhões de pessoas com coleta de esgotos.

 

 

Comitê de Sustentabilidade _ Grupo Mulheres do Brasil

grupo mulheres do brasil

O Grupo Mulheres do Brasil  é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua para garantir direitos iguais, trabalho, segurança, educação e saúde de qualidade para todos. Atualmente com 155 núcleos, de atuação nacional e internacional, mais de 100 mil mulheres voluntárias cadastradas e diversos comitês temáticos, o Comitê de Sustentabilidade tem por objetivo propor ações de redução de impactos ao meio ambiente, promover o bem estar social com leveza em prol de uma sociedade mais justa.

 

Você pode ser um participante palestrante.  

Vamos juntos desenhar um framework colaborativo de sustentabilidade e cidades inteligentes? Aguardamos você em Ubatuba, dos dias 20 a 23 de outubro no Banana Bamboo Ecolodge. 

 

Confira a programação e os benefícios. 

Inscreva-se

Você também
pode gostar de: