Sustentabilidade e Cidades Inteligentes

Sustentabilidade e Cidades Inteligentes

Quando: 20 a 23 de outubro _ 2022
Onde: Banana Bamboo Ecolodge (Ubatuba/SP)

Semeando o futuro que queremos

A parceria entre a DUXcoworkers, a Fazenda Coruputuba e o Banana Bamboo Ecolodge é prova de que é possível atuar de forma colaborativa para o alcance do desenvolvimento sustentável em criação coletiva.

O conteúdo do evento tem impacto direto sobre 15 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do compromisso firmado por 193 líderes mundiais na conferência da Organização das Nações Unidas, realizada em 25 de setembro de 2015, conhecido como plano de ação global da Agenda 2030”, com destaque para os ODS´s 2, 3, 4, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16 e 17:

E por que sustentabilidade e cidades inteligentes?

Para incentivar as “chaves de mudança” pautadas nas 169 metas da nova política global, e que compõem esses 17 objetivos, a sustentabilidade aplicada às cidades integra a sociedade civil aos demais atores e agentes territoriais que, por meio de seus projetos e de políticas, têm papel fundamental para o sucesso dessa agenda.

Nossa proposta fundamenta-se nos 5 eixos da sustentabilidade (5P’s), permitindo seu acompanhamento e revisão sistêmicos:

 

Pessoas

Erradicação da fome e redução das desigualdades para garantir dignidade humana;

Prosperidade 

Garantir a vida, próspera e plena, em harmonia com a natureza;

Paz

Promover sociedades pacíficas, justas e inclusivas;

Parcerias

Implementar a agenda por parcerias globais duradouras;

Planeta 

Proteger os recursos naturais e minimizar o impacto do clima no nosso planeta para garantir qualidade de vida às gerações futuras.


Quem somos

DUXcoworkers

Pioneira no mundo por considerar experiência do usuário como coworking de serviços. Consultoria em design de experiência e de interação que constrói inovação sob o ponto de vista das pessoas. Somos uma rede de inteligências com mais de 137 especialistas multidisciplinares promovendo cultura de colaboração e de inovação apoiando as necessidades estratégicas de negócio e desenvolvendo soluções para pessoas, produtos e cidades visando o bem comum. 

https://duxcoworkers.com/

 

DUXcoworkers e o design de experiência

Mapeando tendências e comportamentos, a DUXcoworkers aposta na pesquisa do interesse das pessoas para gerar inovação e investigar os caminhos do futuro através dos impactos do presente.  O último trabalho realizado nesse sentido foi a pesquisa de “Design Colaborativo para Cidades Inteligentes” tendo como elemento de estudo o famoso Minhocão da capital paulista ou “Elevado João Goulart” que conecta a Zona Oeste ao Centro de São Paulo. Veja o resultado da pesquisa:

https://uxminhocao.com.br/

 

Construção colaborativa de cidades mais inteligentes

Em março de 2021, a DUXcoworkers e seus parceiros dialogaram sobre o papel do cidadão na construção colaborativa de cidades mais inteligentes, unindo a iniciativa privada ao poder público. De lá para cá, bastante coisa mudou. Será mesmo? Ouça o podcast:

 

Banana Bamboo Ecolodge

24 hectares, reflorestados, revitalizados, ressignificados com vegetação abundante e com coração contente daqueles que acreditam na mais íntima cooperação entre pessoas e natureza.

Um local onde se pratica a sustentabilidade em todos os aspectos, desde a agrofloresta e manejo de águas aos preceitos de ecogastronomia e culinária natural.

https://bananabamboo.com.br/

 

Genuinamente Sustentável

Ser ecologicamente sustentável exige não só intenção, mas ação. A sustentabilidade é baseada em valores genuínos que unem o turismo à viabilidade econômica e à valorização do meio ambiente e da cultura local.

Nessa experiência você irá desfrutar da riqueza da Mata Atlântica, preservada e resgatada por sistemas de agrofloresta onde crescem bananas, cacau, mandioca, juçara, frutas nativas além de PANCs (plantas alimentícias não convencionais) utilizadas na culinária natural, sendo um dos preceitos da ecogastronomia.

O Rio Ubatumirim, que atravessa o resort, é preservado pelo manejo sustentável de águas e descarte correto de resíduos, que vão desde a compostagem, sistemas de banheiro seco e a utilização de jardins filtrantes.  Já a produção de energia elétrica é local e limpa, pela utilização de sistemas solares fotovoltaicos.

 

Fazenda Coruputuba

Fundada em 1911 em Pindamonhangaba/SP, a Fazenda atravessou os ciclos de plantio de arroz e eucalipto, após ser grande indústria de papel.  Hoje é referência nacional em Sistemas Agroflorestais, unindo a produção de alimentos orgânicos (hortaliças, frutas e raízes) ao plantio de madeiras nobres, em convívio harmônico e próspero.

https://novamata.org/iniciativa/fazenda-nova-coruputuba/

 

Patrick Assumpção e a Fazenda Coruputuba: uma aposta no caminho certo

Patrick Assumpção tem desenvolvido, desde 2008, sistemas agroflorestais em parceria com comunidades locais do entorno de Pindamonhangaba/SP, apostando na restauração de áreas degradadas através de espécies florestais nativas e na produção de alimentos de qualidade para gerar renda. “Quero disseminar o que estamos fazendo aqui, apresentar as plantas e as frutas para o produtor rural e para o consumidor. Se eu me alimento bem, quero isso para os outros também.” E desde então caminha para alcançar a meta de reflorestar mais de 40 mil hectares de florestas em todo o Vale do Paraíba/SP, unindo a preservação da cultura local à alimentação.

 

Você também
pode gostar de: